DESFILE DE 7 DE SETEMBRO REÚNE MAIS DE 8 MIL PESSOAS NA “NEGO QUIRIDO”

O desfile cívico-militar de 7 de setembro, que marca a comemoração dos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil, foi realizado na passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e contou com a participação de cerca de oito mil pessoas, conforme informações da Polícia Militar.

O evento é organizado por uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura, liga da Defesa Nacional, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e demais organizações militares.

“O 7 de setembro representa o espírito de patriotismo, de amor ao nosso país. O Brasil dentro da sua independência passou momentos de grande harmonia e momentos desafiadores, crescemos em todos eles. Às vezes quando somos desafiados damos uma resposta ainda melhor. O nosso país está passando por uma fase de profundas mudanças e transformações. E eu não tenho dúvida que vamos sair deste momento como um país melhor, mais consciente e mais preparado para construir o futuro”, disse o governador Raimundo Colombo.

>>> Mais imagens na galeria

A chegada do fogo simbólico da Pátria, conduzido pela atleta de ginástica rítmica, Luísa Hamuri Matsuo, marcou a abertura do desfile. O fogo simbólico da Pátria foi criado em 1937 para ser símbolo que representa o ardor patriótico do povo brasileiro.

O grupamento escolar com cerca de 1,5 mil alunos da Grande Florianópolis, foram os primeiros a desfilar. Participaram as Escolas de Educação Básica Maria do Carmo Vieira e a EEB Ivo Silveira (ambas de Palhoça), a EEB Laércio Caldeira de Andrade e EEB Wanderlei Júnior (de São José), e a EEB Ildefonso Linhares (de Florianópolis), além do Instituto Estadual de Educação e do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.

Passaram ainda pela Passarela Nego Quirido, o Clube de Desbravadores e Aventureiros, a União dos Escoteiros do Brasil, Grupo Adolescentes que Amam a Deus, Grupo de Apoio aos Familiares dos Desaparecidos, Legião da Boa Vontade. Além da Associação Nacional de Veteranos da Força Expedicionária e do grupamento dos Veteranos do 14º pelotão de Polícia do Exército.

Em seguida, foi a vez das entidades militares e forças de segurança, com a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. As entidades com seus grupamentos apresentaram como exercem as funções no dia a dia. Os equipamentos que utilizam, as vestimentas, as armas e as viaturas foram mostradas ao público.

O desfile motorizado encerrou o evento, trazendo as viaturas militares e das forças de segurança, além de veículos antigos do “Veteran Car Club”. Também foram promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.
Civismo

A policial militar Elisa Garcia Torres Tossulino assistiu o desfile com a pequena Luísa de 2 anos. Para Elisa, é importante que a criança tenha contato com a vida cívica. “Acho necessário que se ambiente e cresça com conhecimento do que representa o 7 de setembro”.

“Temos que incentivar o patriotismo nas crianças do Brasil, e eu como pai me sinto na obrigação de trazer meu filho de 7 anos para assistir pela primeira vez um desfile de 7 de setembro”, relatou o advogado Rodrigo Capella.

(Fonte e fotos: Site do Governo de SC)

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome