VAI DAR PRAIA! TERMÔMETROS DEVEM CHEGAR AOS 30º GRAUS EM SANTA CATARINA

O tempo continua estável, com sol e poucas nuvens, nesta sexta-feira, 28, em Santa Catarina. A exemplo dos últimos dias, não há previsão de chuva e os únicos fenômenos são nebulosidade baixa e formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã, especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Florianópolis. Conforme a Epagri/Ciram, a condição ocorre devido à diferença de temperatura entre o ar e a água do mar. A temperatura segue elevada na maior parte do dia e um pouco mais amena no Litoral em razão dos nevoeiros.

Um sistema de alta pressão continua atuando sobre o estado pelo menos até o início da próxima semana. Este sistema inibe a formação de nebulosidade, mantendo o tempo seco. Assim como na sexta-feira, no sábado e domingo, o tempo segue firme com predomínio de sol e poucas nuvens, devido ao ar muito seco. A temperatura do ar segue com grande variação, um pouco baixa pela manhã e alta à tarde, condição típica do tempo seco. As máximas podem atingir 30°C no Extremo-Oeste e Litoral do estado.

Esta condição de estabilidade muda com a passagem de uma frente fria na próxima quarta-feira, 2, que deve provocar chuva no estado. Logo em seguida, uma nova massa de ar frio e seco chega ao Sul do país, voltando a estabilizar o tempo.

>>> Baixa umidade do ar em Santa Catarina exige cuidados com a saúde

Período de estiagem

Até esta sexta, 28, o total de chuva acumulado em Santa Catarina está bem abaixo da média climatológica para o mês de julho. A média para esta época do ano varia de 80mm a 140mm, tendo ficado, neste mês, muito abaixo deste valor em todas as regiões. O município com maior acumulado de chuva foi Garuva, localizado no Litoral Norte, com 37mm apenas. As regiões com maior escassez de água em relação à média são Oeste e Meio-Oeste catarinense, onde geralmente são registrados os maiores acumulados de chuva do estado. Até o momento, só choveu cerca de 15% a 20% do esperado para todo o mês. Não há previsão de chuva até o final de julho.

(Fonte e foto: Site do Governo de SC)

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome