GESTÃO E PLANEJAMENTO: EM 2017, PALHOÇA, ATRAIU 500 NOVAS EMPRESAS

Em praticamente um ano, a cidade de Palhoça conseguiu “furar o bloqueio” da crise econômica e através do “Projeto Inova Palhoça” trouxe para o município, em 2017, 500 novas empresas somente no parque tecnológico implantado em áreas da Pedra Branca, um dos grandes polos de desenvolvimento da cidade. Esse programa, possui quatro pilares fundamentais: incentivos econômicos, atração de investimentos, financiamento e formação empreendedora.

Os resultados do Inova Palhoça está inspirando outras cidades brasileiras com aval da Organização Comunitas, que é coordenada por empresários com objetivo de contribuir com a superação dos problemas sociais e econômicos de todo país. E, ontem em Palhoça, o prefeito Camilo Martins recebeu em reunião a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, os líderes empresariais que fazem parte da governança Comunitas, José Roberto Marinho e Carlos Jereissati Filho. Eles vieram conhecer de perto o programa inovador de desenvolvimento econômico estruturado na cidade

Por decisão do prefeito Camilio Martins, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Marcelo Fett foi escolhido, em 2013, coordenador do projeto e, com planejamento e conhecimentos altamente técnicos estudou todo o planejamento e execução do Inova. Fett descreveu o perfil do programa e explicou como a prefeitura conseguiu aumentar em 40% a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) em quatro anos depois da implementação do programa.

“O Inova reúne um conjunto de medidas para melhorar o ambiente de negócios na cidade e assim criar uma nova matriz de desenvolvimento a partir das potencialidades e vocações existentes”, explica

BOA GESTÃO

A ideia da organização é disseminar por todo país boas práticas em gestão pública por meio do Programa Juntos, que está presente em 14 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Campinas. O “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável” atua em prol da melhoria da gestão pública do país.

“É gratificante saber que nosso trabalho inspira organizações como a Comunitas e o programa Juntos. Estamos sendo exemplo com uma prática inovadora e isso só demonstra que temos trabalhado muito e acima de tudo com planejamento. Nosso município se tornou referência na atração de empresas e isso impacta diretamente no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida das pessoas”, ressalta o prefeito Camilo Martins.

De acordo com a diretora-presidente da Comunitas, o objetivo é disseminar essas práticas através de exemplos de como o cidadão pode participar e ajudar a melhoria da gestão. “Precisamos de propostas com visão de Estado e não de governo. Aqui em Palhoça percebemos que foi feito o diagnóstico do problema, o planejamento e a cocriação e acreditamos muito nesse tipo de atuação”, disse.

OUTROS PROJETOS AVANÇAM

Na oportunidade também foi apresentado o projeto de desenvolvimento sustentável da InovAmfri, que contempla os 11 municípios da Associação dos Municípios do Rio Itajaí e é capitaneado pelo ex-deputado Paulo Bornhausen.

A intenção do grupo, após conhecer as duas iniciativas, é levar as práticas de Palhoça e do litoral norte para a plataforma digital da organização. Os projetos vão ficar à disposição de outros municípios interessados em se basear neles para futuros programas.

“Estou muito feliz por ter conhecido esses trabalhos fantásticos. São ações como estas que vão mudar o Brasil”, disse o membro da organização Comunitas, vice-presidente do Grupo Globo e presidente da Função Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome