FECAM REALIZA CONGRESSO COM PARTICIPAÇÃO DE PRESIDENCIÁVEIS

Com mais de mil e 500 lideranças municipais de Santa Catarina já inscritas, o Congresso de Prefeitos que será promovido pela FECAM entre os dias 11 e 14 do mês que vem no Centrosul em Florianópolis, vai ter destaque e abrangência nacional, com a presença já confirmada de quatro pré-candidatos à Presidência da República: Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB), Aldo Rabelo (Solidariedade) e João Amoêdo (NOVO). O prefeito de Itajaí e presidente da FECAM, Volnei Morastoni comemora a participação dos presidenciáveis como forma de debater, frente a frente, temas relevantes para os municípios como Reforma Tributária, Infraestrutura, Pacto Federativo, além de modernização e investimentos em duas áreas fundamentais, como saúde e educação.

Como 46 % dos eleitores brasileiros, segundo as últimas pesquisas, não têm simpatia por nenhum dos nomes em evidência e outros 21% assinalam que vão votar nulo ou branco, os pré-candidatos vão ter que demonstrar coerência verdadeira e propostas que provem na prática e claramente como fazer. O combate à corrupção, geração de emprego e, nesse perfil, o País tem hoje mais de 23 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, além de investimentos num setor que se encontra na UTI, que é a saúde. Enfim, sem financiamento privado de campanha, com tempo reduzido de rádio e tv, com a classe política rejeitada nas ruas, com parte dos pré-candidatos sob investigação ou respondendo a processos na Justiça, o tradicional populismo não convence mais a maioria, talvez absoluta, dos eleitores.

PROGRAMA E DEBATES
O presidente da FECAM, Volnei Morastoni confirma ainda que, neste ano, o Congresso de Prefeitos apresenta o tema *“Cidades para pessoas e soluções para municípios”* com três eixos que nortearão os debates, sendo eles: Cidades Inteligentes, Gestão Eficiente e Conversa de Prefeitos e, em atividades estarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gerentes municipais, autoridades federais e estaduais, além de servidores públicos de diversas áreas estratégicas, participando de debates e conhecendo produtos, serviços e ações que fazem a diferença nas administrações públicas municipais.

Segundo, ainda, o presidente da FECAM, Volnei Morastoni, o evento tem novo formato, dividido por temas e com exposição de produtos e serviços tecnológicos e inovadores que levam soluções para o desenvolvimento das cidades. Além da reformulação do congresso, mais dinâmico e interativo, o presidente destaca a prioridade desta edição, como a troca de experiências bem sucedidas entre os gestores municipais. “Nós prefeitos temos muito que ouvir e conhecer em gestão e eficiência pública, mas também valorizar o que de bom tem sido feito em diversas prefeituras catarinenses e que podem ser aplicadas com êxito”.

O “Banco de Boas Práticas”, programa permanente para uso das prefeituras, será lançado oficialmente durante o Congresso e apresentará o que de melhor vem sendo desenvolvido dentro das administrações municipais. Com ele será possível, também, reconhecer e incentivar os servidores que se engajam na melhoria dos serviços públicos. “São experiências bem sucedidas desenvolvidas em diversas áreas que, com apoio da FECAM e parceiros, serão incentivadas e colocadas em prática”, destaca Morastoni.

O papel dos municípios na era da informação e evolução tecnológica será pauta de uma exposição que demonstrará uma rua inteligente. Temas como redução de custos, manutenção de infraestrutura e novos métodos de gestão são alguns dos aspectos que serão apresentados como soluções reais para os municípios.

Pela primeira vez o Congresso tratará do tema educação com atividade específica: O “Seminário Estadual de Educação” com os gestores municipais e que vai debater e orientar as práticas na área da educação pública, tratando da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Nacional de Educação para a educação básica.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome