CONGRESSO DA FECAM, EM FLORIANÓPOLIS, TERÁ OITO PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

“Cidades para as pessoas e soluções par os municípios”, é o tema central do Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que começa hoje no Centro Sul em Florianópolis. É o maior encontro de gestores públicos de Santa Catarina e vai reunir mais de 1.500 lideranças.

Em atividade estarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gerentes municipais, autoridades federais e estaduais, além de servidores públicos de diversas áreas estratégicas, participando de debates e conhecendo produtos, serviços e ações que fazem a diferença nas administrações públicas municipais.

O evento deste ano está diferenciado e apresenta três eixos de debates: Cidades Inteligentes, Gestão Eficiente e Conversa de Prefeitos. O presidente da Fecam, prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, explica que além da reformulação do Congresso, mais dinâmico e interativo, a programação prioriza os temas que tratam de tecnologia e inovação.

A ideia é agregar eficiência na prestação de serviços pelos municípios e promover a troca de experiências bem-sucedidas entre os gestores. “Vamos mostrar projetos referência em diversas áreas e que agora serão incentivados e colocados em prática em outros municípios”, destaca Morastoni.

O papel das prefeituras na era da informação e a evolução tecnológica será pauta de uma exposição que demonstrará uma rua inteligente. Temas como redução de custos, manutenção de infraestrutura e novos métodos de gestão são alguns dos aspectos que serão apresentados como soluções reais.

OITO PRESIDENCIÁVEIS ESTARÃO NO DEBATE

O Congresso que vai até quinta-feira, terá na quarta, um tema de destaque no cenário político nacional, com a presença de oito pré-candidatos à Presidência da República: Aldo Rebelo (Solidariedade), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Flavio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e João Goulart Filho (PPL) que vão expor suas ideias de desenvolvimento para o país, a partir das 8,30 horas.

Na plateia, prefeitos e suas equipes de gestores de todas as regiões de Santa Catarina anseiam em ouvir as teses e as propostas estruturantes dos pré-candidatos.
Os painelistas convidados são os nomes cotados à disputa eleitoral com base em apontamento do IBOPE. Cada um terá 30 minutos para explanação, em horários sequenciais, das 8h30 às 12h30.

Segundo o presidente da Fecam, prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, uma carta de compromisso com o Estado de SC será entregue aos postulantes. No documento constará os maiores desafios enfrentados pelos gestores municipais incluindo os reflexos da greve dos caminhoneiros.

Além da abordagem frente as paralisações, os pré-candidatos terão em pauta o Pacto Federativo e as reformas tributárias; investimentos em infraestrutura, tecnologia e inovação; ampliação e manutenção dos serviços nas áreas de saúde e educação.

CONGRESSO

Além das palestras que tratam da realidade das administrações municipais, experiências como maquete de satélite, drones, carros elétricos, sensores, painéis solares, e também soluções em energia elétrica, lousas digitais interativas, amostra de tratores e bicicletas elétricas, mecanismos de monitoramento e inclusive, impressoras 3D serão apresentadas por universidades e parceiros do municipalismo. “A Fecam estabelece uma contribuição social e inaugura a sua participação nos debates sobre a inovação tecnológica, posicionando a entidade a valorizar a presença da automação e da inteligência artificial como ferramenta da gestão pública”, destaca o diretor executivo, Rui Braun.

Pela primeira vez o evento tratará do tema educação como atividade específica no I Seminário Estadual de Educação. O objetivo é debater e orientar as práticas do setor na área pública.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome