RANKING: SANTA CATARINA, PRIMEIRO LUGAR EM EFICIÊNCIA NO BRASIL

O levantamento que coloca Santa Catarina em primeiro lugar no ranking de eficiência dos estados brasileiros, foi feito pelo Instituto Datafolha e pelo jornal Folha de São Paulo.

Lançado esta semana, o Ranking de Eficiência Estadual, considerou 17 variáveis para calcular a eficiência na gestão e mostrar a situação das finanças de cada um deles. Isso significa que SC é o que entrega mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população com o menor volume de recursos financeiros.

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo sobre o levantamento, os primeiros colocados são os que gastam menos para ter mais jovens na escola, médicos e leitos em hospitais, redes de água e esgoto, melhores rodovias e menores índices de violência, por exemplo.

“Somos mais eficientes que São Paulo, que dispõe de uma receita de R$ 232,8 bilhões, que é quase 10 vezes maior que a nossa, de R$ 25,6 bilhões. Essa é uma comprovação de que o nosso modelo é vencedor e serve de exemplo e inspiração para o Brasil. E que precisa ser preservado, aprimorado e defendido”, repercutiu o deputado e  candidato a governador Gelson Merisio, do PSD.

O deputado ficou feliz e comemorou este resultado do governo do PSD, mas destacou que o trabalho continua. “Não podemos nos acomodar. São muitos os desafios que temos que enfrentar para garantir que Santa Catarina inicie agora um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento”, complementou Merisio. Depois de Santa Catarina, aparecem no ranking São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo.

O estudo também mostra que aqueles cujo Produto Interno Bruto (PIB) é formado principalmente pela indústria e pela prestação de serviços, com impacto positivo na arrecadação de impostos, tendem a ser mais eficientes. Já os que têm a agricultura, a administração pública e os repasses da União como principais fontes de receita ficam com as última colocações. Outros sinais de eficiência de um estado são as baixas taxas de mortalidade infantil e o baixo número de homicídios.

Para ver mais detalhes da pesquisa e o ranking completo, acesse http://bit.ly/FOLHA_rankingSC

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome