SEGURANÇA NAS FESTAS DE OUTUBRO: PM VAI UTILIZAR TECNOLOGIA DE PONTA

A Polícia Militar, em eventos públicos, vai passar a usar equipamentos com tecnologia de ponta para garantir a segurança das pessoas.

Toda  estrutura técnica e de pessoal, já vai estar atuando numa das mais movimentadas festas tradicionais de outubro, a Oktoberfest 2018, que deve receber mais de 550 mil visitantes.

O detalhamento dessa operação foi, inclusive, foi apresentada na semana passada pelo comandante geral da Polícia Militar, Cel. Araújo Gomes ao prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt e à Comissão Organizadora da festa.

A partir desta edição, a Polícia Militar irá utilizar drones para fazer o monitoramento da festa. O equipamento permite sobrevoar e fazer imagens áreas de diversos locais do evento.

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

Para a utilização dos drones, foram capacitados 32 policiais militares. A 35ª Oktoberfest é o primeiro evento que contará em Santa Catarina com a novidade desta nova tecnologia.

Segundo o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, Jefferson Schmidt, a ação pioneira, “deseja trazer cerca de dez drones que monitorarão os desfiles, a área aberta da festa e os arredores da Vila Germânica”.
Com a nova tecnologia, a PM poderá identificar atitudes suspeitas, cambistas e qualquer situação estranha nas proximidades do Parque.

Em 2017 foram utilizadas 20 câmeras internas e para este ano o prefeito já garantiu a instalação de um total de 64 câmeras, além de uma especial que tem alcance de 360°, com um zoom de 30 metros.

CRIMES: TOLERÂNCIA ZERO

Desta forma, Araújo Gomes acredita que todos os movimentos serão captados, incluindo o de reconhecimento facial, facilitando a identificação de qualquer que seja a ocorrência. “Queremos que o visitante de Santa Catarina, que venham participar das nossas festas de outubro, voltem para suas residências satisfeitos com a segurança que puderam perceber, principalmente garantindo o lazer de toda a família catarinense”, acrescentou.

Os policiais controlarão os veículos aéreos, que possuem câmeras acopladas. As imagens aparecem em um celular, junto ao controle. A intenção, se pendências técnicas forem resolvidas, é levar a captura em tempo real a uma central de monitoramento que será instalada dentro da festa.

Durante os desfiles, por exemplo, diversos drones poderão filmar todos os pontos da Rua XV de Novembro. A multidão será monitorada em tempo real e qualquer ocorrência poderá ser atendida em minutos.

Além dos drones, o comandante Araújo Gomes salientou também que todos os policiais militares que atuarão na segurança da 35ª Oktoberfest usarão câmeras individuais, que estarão acopladas à farda. As câmeras vão registrar em áudio e vídeo a relação do policial com o cidadão.

Nesta semana a Polícia Militar adquiriu 1,9 mil câmeras individuais. Segundo o coronel Ara[ujo Gomes todos os policiais de Santa Catarina estarão equipados com as câmeras até o próximo ano.

Batizada de Operação PM Techno, o trabalho da Polícia Militar na Oktoberfest terá ainda o reforço de policiais de outras regiões do estado. Serão 130 policiais nos finais de semana e 40 durante os dias de menos movimento.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome