TURISMO E COMÉRCIO: SEMINÁRIOS VÃO REFORÇAR UNIÃO ENTRE SC E URUGUAI

O deputado Júlio Garcia, presidente da Assembléia Legislativa recebeu as autoridades do Uruguai.

Para debater  entraves burocráticos, buscando ações para aumentar o fluxo de turistas uruguaios em Santa Catarina, dois seminários estão programados para os meses de maio e agosto. Para tratar dos eventos, o deputado Júlio Garcia, presidente da Assembléia Legislativa e o deputado Kennedy Nunes, presidente da UNALE, União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, se reuniram ontem em Florianópolis com autoridades uruguaias representadas pelo cônsul uruguaio, Daniel Botta, e o vice-presidente do Bloco Uruguaio da UPM, Gustavo Viera.

O seminário que debaterá o turismo regional, saúde e regionalização do ensino universitário por meio da Unipampa, de Bagé (RS), será entre os dias 8, 9 e 10 de maio.
Nesta data também estarão sendo instaladas lojas de Free Shops em municípios brasileiros na fronteira com o Uruguai. Na prática, essas lojas poderão ser instaladas apenas em cidades-gêmeas, municípios fronteiriços, como é o caso de Dionísio Cerqueira, e que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural com a cidade localizada no país vizinho, conforme definição do Ministério da Integração Nacional, explica o deputado Kennedy Nunes.

Estarão em discussão, ainda, temas como a hidrovia Pacífico-Atlântico e a facilitação de mais integração entre o Brasil e o Uruguai, com a eliminação de burocracias que impedem o trânsito de moradores de municípios fronteiriços entre os dois países.

O cônsul Daniel Botta destacou a aproximação entre os uruguaios com Santa Catarina, que anualmente atrai uma média de 1,5 mil turistas para Florianópolis. “Queremos uma maior aproximação e eliminar esses problemas burocráticos nas fronteiras. Quando um brasileiro vai ao Uruguai nem precisa descer do seu carro, enquanto que o uruguaio tem que preencher uma série de documentos.”

Já nos dias 22 e 23 de agosto será promovido pela Unale, na Assembleia Legislativa, um seminário sobre suicídio, automutilação, violência contra a mulher, questões da burocracia e a grade curricular comum entre as universidades dos dois países, envolvendo deputados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome