SÃO JOSÉ CELEBRA NESTE FINAL DE SEMANA A FESTA DO DIVINO

foto: Secom/PMSJ

Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município, a 169ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, acontece neste fim de semana no Centro Histórico de São José.
Para celebrar a fé e a cultura açoriana com a comunidade, a programação começa no sábado e segue até segunda-feira com o tradicional encontro das bandeiras do Divino, o cortejo da Família Imperial, a coroação do Imperador, além de diversas atividades culturais, artísticas e gastronômicas.

O Casal Imperial Nalma Nienchotter e José Henrique Nienchotter é o responsável pela organização da 169ª edição da Festa do Divino de São José. Como a manda a tradição, um dos pontos altos da festividade é o oferecimento da Divina Sopa pelo casal festeiro à comunidade no entorno da Praça Hercílio Luz, em um gesto que representa o amor ao próximo e o espírito da partilha entre todos. Esta celebração ocorrerá amanhã , a partir das 20h30min.

FÉ E CULTURA

Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município, a festa é
uma celebração da fé e da cultura de base açoriana
A abertura oficial da festa está marcada para o sábado , às 18h30min, seguida pelo Cortejo da Família Imperial. A partir das 19h, será celebrada a Santa Missa Solene, na Igreja Matriz de São José.

No domingo, a programação começa às 9h com o Cortejo da Família Imperial, seguido da Santa Missa Solene às 9h30min. Uma tarde de prêmios também está programada para começar a partir das 14h. Às 18h30min o cortejo da Família Imperial antecederá a Santa Missa Solene que será celebrada a partir das 19h.

Na segunda-feira, às 18h30min, o cortejo da Família Imperial abre a programação da noite. A partir das 19h, terá início, na Igreja Matriz, a Santa Missa de Ação de Graças, que será presidida pelo arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck. Na ocasião, também acontecerá à apresentação dos festeiros de 2020. Para encerrar a programação acontece, a partir das 20h30min, um sorteio e entrega de prêmios.

HISTÓRICO RELIGIOSO DA FESTA

A Festa do Divino teria nascido de uma promessa da rainha Isabel de Aragão, de Portugal, que pediu pela paz no reino e  teria surgido em 1296, na Cidade de Alenquer, em Portugal.

Conta-se que a rainha Isabel de Aragão, teria feito uma promessa para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra.
As preces foram atendidas e a paz voltou a reinar. Desde então, num gesto de adoração e de graças ao Espírito Santo, elege-se um Imperador entre as pessoas simples do povo e organiza-se um cortejo, tendo o casal imperial um destaque especial. Ele é coroado e recebe o cetro real. Durante a festa, o Imperador passa a reinar, exercendo um serviço comunitário e de caridade.

Na simbologia da festa, a pomba representa o próprio Espírito Santo, enquanto que a bandeira marca o início da festividade
Para compreender melhor os gestos feitos durante a festa é preciso entender cada um dos símbolos. A coroa, o cetro e a salva simbolizam a responsabilidade e o compromisso do festeiro com o culto. A pomba representa o próprio Espírito Santo, a paz, o amor e a humildade. Os pães da promessa, simbolicamente ofertados ao Divino, é uma maneira de agradecer e pagar promessas por graças alcançadas. Já a bandeira é o símbolo que inicia as festividades visitando as casas da comunidade logo após a Quaresma.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sexta – 31 de maio
19h – retorno das bandeiras
20h30min – Divina Sopa

Sábado – 1 de junho
18h30min – Abertura Oficial da Festa
18h30min – Cortejo com a Família Imperial
19h – Santa Missa Solene

Domingo – 2 de junho
9h – Cortejo com a Família Imperial
9h30min – Santa Missa Solene
12h – Almoço
14h – Tarde de Prêmios
18h30min – Cortejo com a Família Imperial
19h – Santa Missa Solene

Segunda – 3 de junho
14h – Missa
15h30min – Tarde de Prêmios
15h30min – café colonial
18h30min – Cortejo com a Família Imperial
19h – Santa Missa de Ação de Graças, que será presidida pelo arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck e apresentação dos festeiros de 2020
20h30min – Sorteio e entrega de prêmios
Fotos: Divulgação Secom/PMSJ[

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome