TRABALHO INFANTIL:PREFEITURA DA CAPITAL REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Antecedendo ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, marcado para amanhã, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza durante o dia de hoje mais uma etapa da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil.
A campanha, que inicia daqui a pouco às 10,30 horas e vai até às 17 horas, irá conscientizar a população para a garantia de direitos das crianças e adolescentes com a entrega de flyers, calendários e outros itens alusivos a campanha. A ação será realizada na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Ticen.

O objetivo é alertar a população sobre os prejuízos aos quais as crianças e adolescentes estão expostos quando inseridos no mercado de trabalho antes da idade permitida por lei. “É muito importante que a luta contra o trabalho infantil continue. Somente por meio da conscientização da população conseguiremos trabalhar juntos para garantir que nossas crianças estejam nas escolas, seguindo cada fase de seu desenvolvimento pessoal, cognitivo e social,” esclarece o Diretor de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Sandro de Souza.

QUASE 170 MILHÕES FORA DAS SALAS DE AULA

De acordo com um relatório divulgado pela ONU, em junho do ano passado, cerca de 168 milhões de crianças estão trabalhando ao invés de estar em uma sala de aula. Dessas,120 milhões têm entre 5 e 14 anos e 5 milhões estão em condições semelhantes à escravidão. O mesmo documento estima que, no Brasil, 14% dos jovens entre 15 e 17 anos trabalham e em situação de risco, sendo a agricultura e indústria, os segmentos que mais empregam menores de idade.

“Na infância, a criança encontra-se num processo muito importante de desenvolvimento. O que acontece na vida dela pode gerar impactos permanentes. Além disso, aumentam as possibilidades de exposição à violência doméstica e urbana. Esses são apenas alguns dos inúmeros prejuízos sofridos por crianças que são expostas ao trabalho antes de chegar à vida adulta”, explica a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart da Silva.

Denúncias de trabalho infantil em Florianópolis devem ser feitas pelo número 0800 643 1407. Caso a denúncia não se refira a crianças que residem em Florianópolis, elas devem ser feitas pelo “Disque” 100 ou site www.disque100.gov.br

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome