PLANEJAMENTO: GOVERNADOR MOISÉS ADOTA O BINÔMIO “GOVERNO-EMPRESA”

Binômio Governo-Empresa. Dentro dessa equação, o governador Carlos Moisés, decidiu implementar ações em 250 metas visando ter uma gestão de resultados, como faz a iniciativa privada.

São diversos canais que vão traçar metas para, por exemplo, diminuir a evasão escolar, reduzir a mortalidade infantil, aumentar a transformação de serviços em canais digitais, coibir a violência doméstica, fortalecer o atendimento aos municípios e diminuir a burocracia na abertura de empresas.

De acordo com Moisés, é dever do Estado trabalhar com metas, da mesma forma como faz a iniciativa privada. A gestão por resultados. “Nós validamos um modelo de avaliação de desempenho com todos os indicadores. Ou seja, a gente traça uma meta, determina uma nota para cada item avaliado e verifica se os objetivos estão sendo atingidos ou se precisamos rapidamente fazer correções na forma de tratar cada questão”, explica.

Conforme o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, muitos dos indicadores envolvem trabalho integrado entre diversas áreas. É o caso, por exemplo, da redução da violência contra a mulher, que diz respeito à segurança pública e ao desenvolvimento social. “Construímos um modelo de avaliação que possa captar todos os objetivos e indicadores de desempenho que vão comprovar o alcance de cada um desses itens. Utilizamos uma metodologia científica para este fim e vamos poder mensurar a evolução e os resultados que o cidadão espera do Governo”, detalha o secretário.

Após a finalização do modelo, caberá à Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) o monitoramento dos indicadores. “O próximo passo será a edição de um decreto que determina o compartilhamento de todas as bases de dados para que possamos fazer os índices e o acompanhamento.
As mais de 250 metas estão organizadas em quatro grandes áreas: gestão pública, infraestrutura e mobilidade, desenvolvimento econômico e sustentável, e desenvolvimento social.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome