PELO SISTEMA DE BIOMETRIA 85% DOS ELEITORES CATARINENSES VÃO PODER VOTAR EM 2020

Com a meta de atingir até maio do ano que vem 85% dos 5.070.212 eleitores inscritos para as eleições municipais de 2020 em Santa Catarina, a campanha de biometria lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral já cadastrou no novo sistema 3.538.444 eleitores.

O fechamento do cadastro biométrico está marcado para o mês de maio do ano que vem e, pela campanha atual, o TRE  tem como objetivo como  alcançar cerca de 1 milhão de eleitores.

No início da campanha, após as eleições de 2018, Santa Catarina tinha 3.389.372 eleitores cadastrados no sistema de biometria, o que correspondia a 66,26% dos eleitores do estado.
Nos próximos 10 meses de campanha a Justiça Eleitoral pretende levar mais 850 mil eleitores até os cartórios para que também façam sua biometria.

O desafio se torna maior por conta dos municípios em que não está ocorrendo o processo de revisão de eleitorado, e por isso mesmo, o comparecimento do eleitor é espontâneo. Para evitar filas, e para sua maior comodidade, o eleitor pode agendar o atendimento através do site do TRE-SC ou pelo telefone 0800 647 3888. O eleitor deve apresentar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses) e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

Há casos, como o de Praia Grande e São João do Sul, ambos pertencentes à 54ª Zona Eleitoral (Sombrio), em que apenas 7,83% e 9,54% do eleitorado, respectivamente, já fez sua biometria. E, apesar de não ser obrigatório, o comparecimento dos eleitores é imprescindível não é só em razão da biometria, mas para que regularizem sua situação eleitoral e votem onde realmente possuem vínculo e usufruem dos serviços públicos.

A campanha conta com divulgação pelas mídias sociais institucionais, materiais para rádios e TVs e ações locais nas Zonas Eleitorais do estado. Os eleitores devem comparecer nos cartórios eleitorais responsáveis pelos municípios em que residem, informação que podem obter no site do Tribunal: www.tre-sc.jus.br.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome