ESCOLA DO FUTURO: FLORIANÓPOLIS OFERECE UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO

Com educação em tempo integral e ampliação de jornada escolar, o prefeito Gean Loureiro e secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, assinaram hoje um decreto que institui um novo modelo de ensino em Florianópolis; a “Escola do Futuro” que inicialmente, a partir do ano letivo de 2020, vai atingir duas escolas da rede municipal, nos bairros da Tapera e em Ratones.

Com o novo modelo, os estudantes serão atendidos das 8h às 17h e terão acesso ao ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. Este último item refere-se a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.

Além da proposta curricular da rede municipal de ensino, os estudantes terão aulas e projetos voltados para áreas específicas, como Clube de Esportes, Clube do Empreendedor, Clube de Ciências e Robótica, entre outros.

EXEMPLO NO BRASIL

Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, a Escola do Futuro servirá de exemplo para a educação em todo o Brasil. “Nossos estudantes, quando concluírem o ensino, estarão extremamente bem preparados, rumo ao ensino médio”, disse.

O Secretário de Educação da capital, Maurício Fernandes, explica que a metodologia está voltada a um modelo de ensino integrado, em que a criatividade e a pesquisa são os principais estímulos. “O estudante será incentivado a conquistar autonomia”, acrescentou.

TAPERA

A Escola Básica Municipal Tapera terá capacidade para atender cerca de 520 estudantes, sendo 420 do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e 100 na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), no período noturno.

Com 12 salas de aula, a unidade contará com 5 turmas dos anos iniciais em tempo integral e 8 turmas dos anos finais em tempo parcial, com atendimento no contraturno por meio de oficinas e projetos.

A construção, que tem 5.455,20 m², ainda terá espaço maker, sala de artes, sala de música, sala de tecnologias, sala multimeios, laboratórios e biblioteca, além de um ginásio de esportes. A escola contará ainda com ginásio, 2 quadras esportivas e refeitório com capacidade para 126 estudantes. O investimento total será de R$ 11 milhões e 785 mil.

RATONES

No bairro Ratones, está em obra um estabelecimento de ensino que também seguirá o modelo de Escola do Futuro. O prédio tem um investimento de R$ 12 milhões.

Serão 5.627,56m² de área construída, com 13 salas de aula, auditório, laboratórios, biblioteca, sala de expressão corporal, ginásio de esportes e quadra descoberta. Tudo para uma educação em período integral

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome