PROJETO FAUNA FLORIPA:AVES E MAMÍFEROS SERÃO MONITORADOS POR CÂMERAS

Para obter uma radiografia concreta sobre aves e mamíferos que habitam reservas naturais de Florianópolis, a Prefeitura Municipal, dentro do projeto Fauna Floripa, começou a instalar câmeras de monitoramento em diversas áreas de preservação da cidade.

O projeto vai  realizar um levantamento sobre aves e mamíferos, avaliando o potencial de reintrodução de espécies consideradas extintas ou sem registros locais recentes, sendo a primeira pesquisa deste porte realizada na Ilha de Santa Catarina.

O Projeto Fauna Floripa já instalou equipamentos de vídeo no sul da Ilha e na semana que vem novas câmeras serão colocadas na parte central da cidade e também na região norte.

O programa é coordenado pelo Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC e faz parte do Programa Parques & Fauna, e conta com o apoio também do Observatório de Áreas Protegidas, ambos da UFSC, e da FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente) por meio do Departamento de Unidades de Conservação.

As armadilhas fotográficas ficarão durante um ano monitorando as áreas naturais, com coletas mensais das imagens. Após este período, elas poderão ser repostas em outros locais, com o intuito de obter novos dados destas áreas protegidas, importantes para futuramente novas Unidades de Conservação serem subsidiadas. O projeto é coordenado pelos professores Maurício E. Graipel, do Departamento de Ecologia e Zoologia, e José Salatiel Pires, coordenador  do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome