SHOPPINGS, ACADEMIAS, GALERIAS REABREM SERVIÇOS AMANHÃ EM FLORIANÓPOLIS

Fechados desde quarta feira passada,a partir de amanhã, shoppings, academia e galerias poderão reabrir seus negócios em Florianópolis. Amanhã, ainda, a equipe técnica do município define a data de reabertura de restaurantes.

O retorno dos serviços deve obedecer novas regras que  incluem um programa de testagem por amostragem, que será feito em parceria com o “Floripa Sustentável”, onde a prefeitura vai fornecer os testes e a entidade os profissionais de saúde. “Queremos ter um inquérito sorológico de cada setor, identificar profissionais contaminados assintomáticos e isolar rapidamente. Dessa forma, conseguimos manter o estabelecimento aberto com mais segurança”, explica o prefeito Gean Loureiro.

Além da testagem, que será feita conforme cronograma estipulado com os setores, novas regras também vão passar a valer a partir desta terça-feira, como a obrigatoriedade do uso de QRCode para clientes, triagem de sintomáticos com formulário específico e procedimentos de desinfecção mais rigorosos.

O prefeito Gean Loureiro lembra também que “estabelecimentos fechados novamente não suportam mais as contas e nem manter empregados, além de ver seus clientes indo para a cidade vizinha consumir. E, infelizmente, esse foi um efeito indesejado: as pessoas continuam frequentando bares, restaurantes, shoppings, academias, nas cidades vizinhas. Desta forma, estamos prejudicando as nossas empresas e colhendo pouco isolamento. Não faço julgamentos em relação às atitudes das cidades vizinhas, porque sei que todos os prefeitos estão lutando para achar um equilíbrio entre a saúde e a economia. Ambos são essenciais.

Também não vi, por parte do Governo do Estado, nenhum esboço sobre a necessidade de isolamento em Florianópolis, mesmo com mais de 80% de ocupação dos leitos. E já que os leitos hospitalares são de responsabilidade do Governo do Estado, e o Estado está permitindo as liberações, quero crer que ele saiba o que está fazendo. Por nossa parte, minha e de minha equipe de saúde, que está trabalhando incansavelmente, vamos seguir firmes, cuidado impecavelmente do que nos cabe: a saúde básica, a prevenção, o controle e isolamentos de infectados, o serviço de telemedicina que tem sido referência para o Brasil, acrescenta Gean.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome