ELEIÇÃO DE SEGUNDO TURNO EM SC: TRE DESTACA CLIMA DE TRANQUILIDADE

A Justiça Eleitoral concluiu a apuração dos votos do 2º turno das Eleições 2020 em Santa Catarina às 19h de hoje. Dos 650.540 eleitores catarinenses que deveriam ir às urnas no segundo turno, 459.402 (70,61%) compareceram.

Em Joinville, Adriano Silva (NOVO) foi eleito com 55,43% dos votos válidos. O concorrente Darci de Matos (PSD) fez 44,57% dos votos. O índice de abstenção na cidade foi de 28,36%, ou seja, 114.457 mil eleitores não compareceram à votação.

Já em Blumenau, Mário Hildebrandt (PODE) se elegeu com 72,1% dos votos válidos. Por sua vez, João Paulo Kleinubing (DEM) obteve 27,9% dos votos. Dos eleitores blumenauenses, 76.681 (31,04%) não foram às urnas.

ELEIÇÃO COM TRANQUILIDADE

O presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, avaliou positivamente o 2º turno das Eleições, além de destacar a visita dos juízes do TRE-SC às cidades onde ocorreu a votação. “É a primeira vez que o TRE-SC, com os seus juízes do Pleno, compareceu aos municípios de Blumenau e Joinville para prestigiar candidatos, eleitores, mesários, servidores, juízes e promotores eleitorais. A eleição ocorreu tranquilamente nas duas cidades e isso se refletiu também no número de ocorrências policiais: zero. Isso demonstra a tranquilidade total das eleições nesses municípios. Os eleitores cumprindo as suas obrigações democráticas e respeitando as normais eleitorais e sanitárias, o que é muito bom para a democracia e para todo o país”, afirmou.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Fernando Carioni, ressaltou a tranquilidade da votação. “O 2º turno demonstrou uma tranquilidade do eleitor catarinense, pois não tivemos filas nem nada que pudesse alterar ou trazer algum dissabor de ocorrência. Isso demonstrou exatamente o grau de educação do povo catarinense no momento de exercer a sua plena cidadania nos dois municípios”, finalizou.

OCORRÊNCIAS

A votação do segundo turno das Eleições 2020 encerrou às 17h. Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, 12 urnas foram substituídas: duas em Blumenau e dez em Joinville.

O primeiro boletim de urna totalizado no estado foi de Blumenau, às 17h39, que também foi o primeiro município a contar todos os votos, terminando a apuração às 18h30.

Ao longo do dia, a Justiça Eleitoral recebeu 12.720 justificativas via e-Título de eleitores de Blumenau e Joinville que não puderam comparecer às urnas neste domingo

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome