PARCERIA DA UFSC E PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS OFERECE CURSOS DE EXTENSÃO

A partir de hoje, através do portal floripamaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br, estão abertas as inscrições para os cursos de extensão que serão oferecidos pela UFSC em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Os Cursos, que abrangem as áreas de Assistente de Recursos Humanos, Cuidador de Idosos e Desenvolvedor de Software de nível 1 e 3, têm o objetivo de fomentar a geração de empregos e negócios, preparando o ambiente para a retomada econômica em Florianópolis.

CUIDADORES DE IDOSOS

Segundo dados do Ministério do Trabalho, desde 2018, a profissão Cuidadores de Idosos é a que mais cresce no Brasil. Este índice se deve a regulamentação da profissão, em 2016, através de uma lei complementar. Outro fator importante é que segundo o IBGE, a expectativa de aumento da população idosa é mais que dobrar até o ano de 2050, passando de 9,5% para 21,8%.

Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex/UFSC), os cursos, que serão ministrados por docentes da instituição, terão duração de 4 meses com uma carga horária total de 180 horas (10 horas semanais), e 200 horas de monitoria na modalidade não presencial. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com turmas de no mínimo 60 alunos.

Serão duas turmas do curso de cuidadores, uma de assistente de RH, cinco para desenvolvedores nível 1 e uma para desenvolvedores nível avançado. As aulas terão início no dia 1° de Agosto com previsão para término no dia 18 de Dezembro.

OS CURSOS

*Assistente de Recursos Humanos* – curso introdutório e destinado a pessoas com pouca ou nenhuma experiência na área de Recursos Humanos. Serão apresentadas as principais funções da área de RH e atividades básicas desenvolvidas operacionalmente pela área. Ao final do curso espera-se que o(a) participante seja capaz de reconhecer as principais funções de Recursos Humanos, bem como estar preparado para atuar no apoio à atividades operacionais da área sob supervisão de colaboradores mais experientes.

*Cuidador de Idosos* – Trata-se de um curso que objetiva capacitar pessoas que completaram o ensino fundamental, interessados em prestar cuidado de qualidade a idosos com variados graus de dependência física ou mental. Para tanto, o aluno será instrumentalizado quanto ao universo do envelhecimento de forma a ter uma visão global do idoso e seu meio, incluindo os aspectos biológicos, psíquicos e sociais.

*Desenvolvedores de softwares (nível 1)* – Introdução à lógica de programação: Introdução à computação. O que é programação. Lógica de programação em pseudo-linguagem. Apresentação das linguagens de programação do Mercado, front-end e back-end. O que é um banco de dados. Lógica de programação 2: Algoritmos. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operadores. Estruturas de decisão. Comandos de repetição. Exercícios no scratch. Introdução ao mundo web: Os primeiros programas com Javascript e HTML e CSS. A primeira página de Web.

*Desenvolvedores de softwares (nível 3)* – Introdução as aplicações Web (definições básicas, front-end, back-end e exemplos); Revisão ao HTML (pura); Desenvolvimento de front-end com HTML (pura); Revisão ao CSS; Desenvolvimento de front-end com HTML + CSS; Páginas web dinâmicas; A linguagem JavaScript (variáveis primitivas, constantes e operadores; comandos de seleção e de repetição; swich – case e arrays; objetos e funções); Introdução à biblioteca REACT; Desenvolvimento de front-end com a biblioteca REACT; Python + Banco de Dados; Desenvolvimento de Back-end utilizando Python + Banco de Dados; Integração Front-end e Back-end.

O período das inscrições dos participantes  vão até o dia 30 de Julho através do Portal floripamaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome