SÃO JOSÉ PROMOVE NOVA EDIÇÃO DA “SEMANA DO LIXO ZERO”

Ponto de coleta de esponjas utilizadas na limpeza das louças

Pelo terceiro ano, São José vai participar das atividades da Semana Lixo Zero promovida nacionalmente pelo Instituto Lixo Zero na última semana de outubro. A Fundação do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação prepararam uma vasta programação com o objetivo de incentivar os vários segmentos da sociedade na realização de ações e eventos que estimulem as práticas de sustentabilidade e a gestão adequada dos resíduos. A realização da Semana também está prevista na Lei Municipal nº 5.847/2020.

A Secretaria Municipal de Educação abre a programação na segunda-feira (25), às 9h, no Centro Educacional Municipal (CEM) Governador Vilson Kleinubing (Avenida Lisboa, Quadra 05, s/nº, bairro Forquilhas, São José). A abertura reunirá alunos e professores para compartilhar ensinamentos práticos para o aproveitamento dos resíduos orgânicos e cuidados com meio ambiente. Serão três principais atividades: oficina de compostagem utilizando o método Lages, técnica desenvolvida pelo professor da Udesc Germano Gutller, e em implantação no Centro de Educação Infantil Luar; explanação prática sobre vasos compostores para o plantio de flores, iniciando o processo de ornamentação da unidade educacional; e implantação de uma Tinis, experiência que tem como princípio disponibilizar “um pedaço de terra para crianças e adolescentes cultivarem a vida, gerando bem-estar para si mesmos, para outras pessoas e para a natureza, tornando-se agentes de transformação para um mundo sustentável”.

Nesta terça-feira (26), as equipes da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e das escolas municipais ambientais iniciarão a pesquisa “Percepção do Lixo”, que será aplicada entre os estudantes do Colégio Maria Luíza de Melo (Melão) e posteriormente com os pais. “Nossa estratégia é conhecer primeiramente os hábitos dos alunos e pais para, na sequência, voltarmos com o diagnóstico e refletirmos sobre as ações já realizadas e como podem ser aprimoradas”, explicou a assessora pedagógica Ana Paula Dores Ramos.

Já amanhã, quarta-feira (27), às 9h, a programação focará na capacitação da comunidade que mantém a Horta Comunitária do Loteamento Morar Bem, iniciativa da ONG Ação Já, no bairro Serraria, com uma oficina sobre o Método Lages de Compostagem. A proposta é que os moradores apliquem a técnica para a gestão dos resíduos orgânicos que sobram da própria horta e do consumo doméstico.

Na Prefeitura, ao longo da próxima semana, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) disponibilizará um ponto de coleta de esponjas utilizadas na limpeza das louças. “Sabemos que adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a casa ou empresa para separar corretamente o lixo é uma das melhores maneiras para ajudar na preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável” apontou, Gabriela Brasil.

Campanhas educativas incentivam boas práticas, disseminando o conhecimento sobre os resíduos gerados, a importância da sua reutilização e reciclagem e consequentemente a reflexão sobre nossos hábitos de consumo. “A FMADS vem promovendo constantemente ações neste sentido, estabelecendo condições para que os pontos de coleta estejam cada vez mais próximos da sociedade, como ecopontos, o ponto de entrega voluntária (PEV), pontos de coleta específica para materiais elétricos, esponjas de limpeza e bitucas de cigarro”, lembra ainda a superintendente.

A coordenação de Educação Ambiental disponibilizará outro ponto de coleta para materiais de escrita sem uso (canetas, réguas, borracha, etc). “Cerca de 90% do ‘lixo’ que produzimos pode ser reaproveitado. Muitas pessoas nem sabem como fazer ou quais materiais podem ser reutilizados. Com essas ações, compartilhamos informações e inspiramos a sociedade a se engajar também”, detalhou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

Outras atividades ainda podem integrar a Semana Lixo Zero, já que representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Lixo Zero mobilizaram, em uma reunião na semana passada, diversos segmentos da sociedade para engajá-los na realização de ações relacionadas à temática.

Programação Semana Lixo Zero em São José

  • Segunda-feira (25), às 9h, Atividades: oficina de compostagem, explanação sobre vasos compostores para plantas e implantação de uma Tinis, no CEM Governador Vilson Kleinubing – Endereço: Avenida Lisboa, Quadra 05, s/nº, bairro Forquilhas, São José;
  • Terça-feira (26), às 8h30min, Pesquisa “Percepção do Lixo”, No Colégio Maria Luíza de Melo (Melão) – Endereço: Rua Jair Vieira, s/nº, Kobrasol;
  • Quarta-feira (27), às 9h, Oficina sobre o Método Lages de Compostagem, Horta Comunitária do Loteamento Morar Bem, no bairro Serraria – Endereço: R. Dália, próximo ao nº 218, Serraria, São José;
  • Durante a semana na sede da Prefeitura de São José: Instalação de pontos de coleta de esponjas e materiais de escrita.

(Fonte: SECOM/PMSJ)

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome